Coleção Itaú Criança

Bem, em uma publicação anterior, fiz um post sobre isto; mas como o perdi, resolvi fazê-lo novamente.

Livros fazem parte de algumas das minhas paixões, do meu cotidiano e da minha vida.

Cresci em meio a eles e por vontade própria, o interesse foi despertado em mim (ainda bem).

Desta forma, não poderia ser diferente que eu sempre me sentisse ou me sinta atraída por tal (aliás, este ano, já estou na leitura do meu nono livro).

A coleção Itaú Criança é uma iniciativa da “Fundação Itaú Social” e surgiu pela primeira vez em 2006. O que para mim, era desconhecido até o ano de 2011.

Entretanto em 2012, tive o privilegio de poder solicitá-los pela primeira vez.

Admito que a ideia inicial, era doá-los a alguns de meus sobrinhos, mas no final, acabei os recebendo, lendo e guardando com os outros tantos livros que tenho, em um espacinho da minha pequena estante já transbordado.

A concepção é genial.

Desde o inicio do projeto, já foram distribuídos mais de 40 milhoes de livros gratuitamente.

Não é fantástico?!

Bom, eu acho.

Ler enriquece o vocabulário, nos leva para outros destinos, muitas vezes nos transforma em pessoas melhores e nos permiti ser o que quisermos e estarmos em qualquer lugar.

E digo por experiencia própria que é extremamente gratificante. Não digo que tenham necessariamente que ler livros; podem ser revistas, jornais, coisas pela internet… O importante é praticar e adquirir o hábito da leitura. Ao menos, deveria.

Conheço milhares de pessoas formadas, alguns professores e com um vocabulário de doer.

E antes que me critiquem, saibam que não estou aqui para julgar ninguém, acho até que é problema de cada um; às vezes, eu também erro e admito, mas isto não deveria ser permitido a quem tem a função de nos ensinar. Ainda mais que com o google à mão, hoje em dia é extremamente simples procurarmos um dicionário on-line, ao invés de ficarmos no facebook cuidando da vida alheia.

Sendo assim, farei das palavras da Fundação Itaú Social as minhas e citarei abaixo, como citado por eles no site, o mundo de transformações que é possível alcançarmos, quando podemos ler para uma criança:

  • Histórias ajudam a compreender o mundo: Para mudar o mundo, as crianças precisam imaginar um mundo melhor.
  • Histórias facilitam o aprendizado: A educação muda o mundo. E, ao contrário do que muita gente pensa, a educação não é só responsabilidade da escola. Pais, avós, tios e todos os adultos que tem uma criança por perto, podem e devem ajudar no seu desenvolvimento. Ler para uma criança é uma ótima maneira de fazer isto.
  • Histórias ensinam novas palavras: De 0 a 5 anos, as crianças vivem uma etapa decisiva na sua formação intelectual e emocional. Nesta fase, ouvir a leitura de histórias desenvolve o raciocínio, estimula a formação de opinião e amplia os horizontes. As histórias também fortalecem a ligação entre a criança que escuta e o adulto que lê.
  • Histórias estimulam a criatividade: Os livros tem o poder de despertar na criança o interesse pela narrativa. Ela aprende a nomear o mundo a sua volta.
  • Histórias fortalecem a ligação entre o adulto e a criança: Quando você lê para uma criança, está mudando de verdade o mundo dela. E também está fortalecendo a relação entre vocês. Uma ligação que pode durar para sempre.

Apenas para finalizar, lembrei me agora que todas as vezes que os vendedores de livros passavam na escola ou na porta de casa vendendo algo do tipo, eu queria. Na maioria das vezes, minha mãe comprava. Tenho até um dicionário muito fora de moda, comprado na porta de casa. Lembro me também, do meu tio sempre me levar à Livraria da Vila, na Rua Fradique Coutinho e em me perder em meio aos livros, todas as vezes. Adorava quando chegava a época de compra de material escolar e da compra dos livros. E, lembrei me também, e isto faço até hoje, porque sou um pouquinho chata com presentes, de sempre escolher um livro, para não decepcionar me na hora de recebê-lo (como acontecia com as roupas… Urgh!).

Enfim… Já que temos o poder nas mãos, por quê não fazermos a diferença na vida de uma criança e torná-los adultos mais conscientes de seus votos e das escolhas da vida?!

No que depender de mim… Contem comigo!

=).

Acho que ainda dá tempo de solicitar o seu… Entre no site abaixo e solicite, antes que acabe:

https://www.itau.com.br/crianca/pratique/

É gratis.

CintiaOlimpio

CintiaOlimpio

Eu sou uma misturinha de tudo...
Loucura, sensatez, bagunça e lucidez...
Tem um pouco de mim aqui... Outro tanto acolá e muito espalhado por aí.
Sou uma mistura de sol, vento, brisa e mar...
Vezes calmaria e outras ventania... Menina.
Apaixonada pelas palavras, pelos sorrisos alheios, por mãos e por costas... Por mentes brilhantes também.
Devoradora de livros e um tanto desequilibrada quando se trata de natureza, esportes radicais e liberdade.
Escolhi os números como profissão, mas tenho descoberto que posso ser bem mais do que isto... Posso me tornar o que eu quiser... E provavelmente, me tornarei um tanto de outras coisas!!!
CintiaOlimpio

Últimos posts por CintiaOlimpio (exibir todos)

Deixe uma resposta